Luís Onofre é um nome incontornável do calçado português. Criou uma marca que se afirmou internacionalmente e, nesta entrevista, deixa algumas pistas sobre o futuro da indústria.
Quando se fala em calçado português é inevitável falar em Luís Onofre. Além de ser o criador de uma das mais conceituadas marcas do setor do calçado, é presidente da APICCAPS - Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos.
Quando, em 1999, fundou a Luís Onofre, o seu desejo era “criar uma marca de acessórios de luxo, com um perfil internacional”. Desde então, a marca assumiu um compromisso de qualidade e design que a diferencia num mercado extremamente competitivo.
De entre as inúmeras personalidades que calçam Luís Onofre, destacamos a rainha Letizia de Espanha, Michelle Obama, Paris Hilton ou Penélope Cruz. O designer confessa que sempre que vê uma mulher com sapatos Luís Onofre na rua, sente “uma enorme emoção”, e explica: “de tantas marcas, ela escolheu um par de sapatos que eu desenhei. Isso é sempre formidável”.
Fabrico de calçado: uma tradição de família
Luís Onofre representa a terceira geração de uma família ligada à produção de calçado. Foi a avó, Conceição Rosa Pereira que, em 1939, fundou a fábrica que hoje se chama Luís Onofre International.
O empresário revela que durante a adolescência, o calçado não era a sua paixão. Estudou Belas-Artes no Porto e queria ser designer de interiores. Foi após algumas conversas com o seu pai que decidiu testar a sua criatividade no negócio de família.
Após terminar o curso de estilismo de sapatos e acessórios, em São João da Madeira, apaixonou-se completamente pelo processo de construção do sapato. E ainda hoje, as suas maiores fontes de inspiração são “descobrir materiais, novas soluções e técnicas”.
Luís Onofre não tem dúvidas de que “há uma maior procura pelas marcas e pelo calçado português".
O setor do calçado tem batido sucessivos recordes em matéria de exportação. Mais de 95% da sua produção é exportada e as vendas ao exterior terão aumentado, na última década, mais de 50%.
“O nosso calçado tem muita qualidade. Atrevo-me a dizer que em nada se distingue do calçado de qualidade produzido em Itália. Falta-nos ainda escala e tradição de marca que nos traga reconhecimento internacional”, explica.
Portugal é o país que mais cresceu no setor do calçado
O setor nacional do calçado “teve uma nova enorme evolução, nos últimos anos”. A procura pelo calçado português cresceu quase 30% a nível mundial e Portugal “terá sido o país que mais cresceu neste setor”, afirma.
Para chegar onde está hoje, foi necessário trabalhar a identidade e imagem do calçado português nos mercados estrangeiros.
O presidente da APICCAPS conta que “tínhamos muitas empresas a produzir sapatos de alta qualidade, mas quase sempre em modo private label. Faltava-nos cultura de marca, ou seja, a capacidade de criar marcas com pendor internacional que possam competir de forma equivalente no mercado internacional. Ainda não temos essa escala, mas penso que estamos num bom caminho. Hoje, produzimos calçado cujo preço médio é quase equivalente em qualidade e posicionamento ao calçado italiano”, sublinha.
Mostrar ao mundo o que torna o nosso calçado único
A APICCAPS tem há mais de 10 anos uma campanha de promoção internacional do calçado português com a designação Portuguese Shoes.
Luís Onofre considera que “conseguimos criar um made in muito importante e mundialmente conhecido”. No entanto, mostrar o que fazemos de melhor neste setor “é um investimento que estará sempre inacabado, porque a promoção da imagem de um país nunca estará finalizada”.
A próxima fase será trabalhar para que haja mais marcas que estejam implantadas a nível mundial, “isso será provavelmente a parte mais difícil”, confessa, acrescentando “mas eu acredito que é possível.
"Ando nisto há quase 22 anos, sempre com o objetivo de nos colocar ao mais alto nível em termos mundiais. Tem sido difícil, foram muitas batalhas, principalmente pelo made in que acho que está solucionado e, a partir daqui, a minha geração terá colocado a semente e vamos ver se vamos colher os frutos dentro em breve”, frisa.
Calçado português aposta na sustentabilidade e na inovação
Design, inovação e sustentabilidade são algumas das características que definem o calçado português. O setor é, cada vez mais, uma referência internacional no desenvolvimento de soluções sustentáveis, nomeadamente ao nível da utilização de biomateriais, tecnologias e produtos inovadores de baixo impacto ambiental.
Ser verde, respeitar o ambiente e reduzir as emissões poluentes na atmosfera é uma aposta do setor, que também pretende potenciar a oferta das empresas portuguesas de calçado “através do reforço da capacidade de fabricar médias e grandes encomendas, utilizando processos de montagem mais eficientes”.
Uma nova década “de crescimento nos mercados externos”, calçado eco-friendly, criatividade e inovação é o que o calçado made in Portugal pretende continuar a oferecer a todos aqueles que o escolhem usar.